domingo, 14 de junho de 2009

A nossa amiga Comunicação!

Uma imagem vale mais do que mil palavras.. e um ponto, vale por quantas??

Ultimamente está acontecendo uma coisa muito interessante. Algumas pessoas, ao virem falar comigo, ao invés de começarem o diálogo com "oi", mandam apenas "..." e suas variantes (".", "..", "...." etc.). Ok, eu sou uma boa entendedora e meia palavra basta. Mas pontinhos??

O que as pessoas esperam que se responda? Mais pontinhos? "Oi"? Não é mais fácil mandar um "oi" logo de uma vez? Além disso, pra mim, quando alguém escreve "..." é porque está suspendendo a fala. Então por que esperar uma resposta para algo que não foi dito? Ou por que enviar a alguém uma mensagem "vazia"? Isso é lindo na Literatura, em grandes e-mails e até nesse post.. mas como início de conversa?

Acontecia bastante no MSN, dessa vez aconteceu no Skype e eu usarei de exemplo pro meu questionamento:



Viu, a pessoa ainda ficou "brava" que eu não respondi. Ok, eu não estava online, não poderia ter respondido a mensagem nenhuma.. mas cobrar uma resposta a "..."? O que eu deveria ter dito??

Gente, pontos e vírgulas como diálogo só funcionou em Machado de Assis (vide o capítulo "o diálogo de Adão e Eva", em Memórias Póstumas de Brás Cubas), que era um gênio e possui uma centena de estudiosos dispostos a interpretá-lo. Ou seja, ele poderia escrever o que bem entendesse que um dia alguém também entenderia. Quanto a nós, simplórios, por favor, vamos facilitar e ser claros quanto ao que queremos dizer, ok?


PS: acho que vamos ter que começar a criar novos ditados populares para explicar nossa querida amiga Comunicação..

(essa postagem está replicada em www.asfilomenas.blogspot.com

Um comentário:

Paulo Chagas Dalcheco disse...

...

Oras!!! E ai de você se não respondeeeerrr... rsrsrsrsrsrsrsrsrs... Ah, nossa querida comunicação! Cheia de pontinhos que dizem muito mais que as letrinhas... Às vezes é necessário, né?! ...

Li seu coment. sobre a "Marta", valeu!!!, (... vai explicar uma vírgula depois de tantas exclamações...) respondi lá no blog...

Abraço... até mais... hehehehehe